quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Diamantes Falsos...


Acredito que algumas pessoas, ao observarem duas pedras semelhantes, titubeiam em saber qual delas é a verdadeira ou falsa. Hoje em dia as falsificações são quase perfeitas.
Algumas pessoas são assim como “falso diamante”. Você observa, analisa, acha lindo e leva consigo acreditando ser realmente verdadeiro... Faz um esforço enorme para adquirir a tão almejada “obra de arte”. Escolhe um lugar adequado para guardá-lo. Todos os dias coloca-o nas mãos, admira, suspira, se encanta. Faz de tudo para que ninguém o tome de si. Você valoriza-o, pois acredita na sua autenticidade. Procura sempre deixá-lo livre de  qualquer substância nociva à sua beleza e magnitude. Até que com o passar do tempo você percebe uma minúscula nódoa ofuscando sutilmente a sua beleza. Beleza de ser raro, perfeito, absoluto. Com muita presteza, rapidamente procura um jeito de retirar aquela pequenina mancha (afinal pedras verdadeiras são únicas). Muito esforço é realizado ali. Tempos depois eis que aparece outro pequeno ponto embaçado, leitoso... Novamente esforços são direcionados à tão maravilhosa pedra. Nova tentativa,  novos produtos, polimentos... Vale a pena investir tudo o que possui para manter a crença de que é realmente uma “peça rara”. Porém, depois de muitas tentativas frustradas você percebe que há algo de errado. Um novo foco passa a ser percebido. Aquela pedra já não reluz como antes. Em algumas de suas “facetas” de lapidação aparecem agora ínfimas perfurações. Daí você se dá conta de que escolheu a pedra falsa. É como ver um pôr-do-sol numa praia. Espetáculo belíssimo ao entardecer, porém você vê o brilho da grande estrela ir se apagando, ofuscando até desaparecer no horizonte e em seguida vê apenas a escuridão. O mais difícil é você saber que foi enganado. E daí fica se perguntando: “como pude me enganar assim? Aquele brilho todo era apenas verniz? Aquela lapidação era apenas aparente???” Com muita tristeza no olhar e no coração observamos a matéria obsoleta que com tanta admiração e esforço lutamos para conseguir.
Acontece que de repente aquele “diamante” perde o seu valor. Você percebe que não merece mais se lamentar por tão pouco, afinal se fosse verdadeiro MESMO jamais perderia o seu brilho. O desejo antes deslumbrante passou a ser insignificante...

Um beijo grande pra vocês,

Vivi                                                               

  







3 comentários:

  1. Vivi, tem inúmeras verdades explícitas no seu texto. Sutilezas da cotidianidade... As frustrações são por conta das nossas expectativas e investimentos no Ser Humano, que por inúmeras vezes nos desanima com suas atitudes ora imaturas, ora maldosas e insanas... Mas não vamos desistir! Seguindo avante no exemplo do nosso Divino Mestre.
    beijos carinhos

    ResponderExcluir
  2. Nossaaaaa...q lindoooo!bjoss..Aline

    ResponderExcluir
  3. Então...Haja evolução para relevar tanta coisa não é? Mas Deus sabe das nossas intenções e jamais seria injusto ao acaso. Vamos fazer o bem. Nosso compromisso aqui na Terra é grande e tudo está sendo "computado" nas esferas celestes. Bjo grande.
    Vivi

    ResponderExcluir